O projeto da Rádio:
O projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio” é uma proposta de intervenção desenvolvida nos espaços formais e não formais de educação, cujo objetivo é possibilitar aos sujeitos o redimensionamento do entendimento do Lugar e das Dinâmicas Socioespaciais, das Geotecnologias e dos Processos Tecnológicos à compreensão da História, Memória, Identidade, manifestações Culturais e Artísticas, mobilizando processos formativos através da Educação Científica nas redes públicas de educação da Bahia e de Sergipe.
Objetivo Geral:
Possibilitar aos sujeitos da educação o redimensionamento do entendimento do lugar e das Dinâmicas Socioespaciais, das Geotecnologias e dos Processos Tecnológicos – à compreensão da História, Memória, Identidade e Manifestações Artísticas/Culturais, mobilizando processos formativos através do exercício dialógico e investigativo alicerçado em uma proposta de Educação Científica.
A Rádio e/ou o Rádio representa:
A “Rádio” expressa uma metáfora que correlacionamos saberes inerentes aos sujeitos a partir da história, memória, manifestações culturais, artísticas, sociais e estruturais que compõem os lugares vividos, à produção do conhecimento. E, o “Rádio” como representação de um mecanismo de difusão e compartilhamento desses saberes, articuladamente construído a partir do lócus da vida cotidiana. Podendo assim associar, essas definições, com a explicação generalizante de rádio peão, forma de comunicação mediada e comandada por grupos com o objetivo de contrapor a comunicação oficial. Para o Projeto da Rádio, o contraponto é a incorporação do pensamento crítico à leitura do mundo (FREIRE, 1986), uma premissa educacional capaz de ressaltar e empoderar os partícipes por meio da ação, reflexão crítica, curiosidade, questionamento exigente, inquietação e incerteza. (ARAÚJO,2016)
Da organização:
Das Categorias:
- Lugar e Dinâmicas Socioespaciais;
- Processo Tecnológicos;
- Educação Científica;
- Geotecnologias
- História, Memória e Identidade
- Arte/Cultura
O GEOTEC